sexta-feira, 8 de junho de 2007

AUTORES REGIONAIS BRASILEIROS

Comentário de: Ediloy Antonio Carlos Ferraro [Visitante] · http://0.2.64.176/
18.05.07 @ 12:10

José Lins do Rego, com Menino do Engenho,entre outras obras de prazerosas leituras, traziam todo o universo nordestino para o leitor do sudeste, como eu, entender melhor o nosso Brasil continente.

A ele acrescento outros nomes da literatura regional nordestina, regionais porque retratavam especificamente das suas regiões... universais, pelo que traziam do contexto humano na visão de suas personagens.

Assim lembro de Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz,Jorge Amado, entre os mais comentados.

Por lembrar disso recordo-me o mal que fez à nossa geração os tempos da censura, em que autores nacionais de escol, como os citados, não constassem dos livros indicados para leituras em meus tempos de estudante. Se deles tomei conhecimento foi por uma curiosidade pessoal, não porque fossem recomendados, à época, pelo ensino oficial.

Foram eles repórteres de cruentas realidades de um povo explorado nos feudos ainda existentes por esses brasis à fora. Relatos tais ainda são vistos com reservas, nos dias atuais.

Muitos conseguiram, antes, maiores aplausos no exterior do que no seu torrão natal, devido ao crivo da mediocridade,só concebível em regimes de exceção.

Felizmente, novos tempos fizeram a devida correção e eles estarão eternamente junto à nós, agradecidos que somos, pela suas obras imorredouras, retratando nossa cultura e nossa gente brasileira.

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu caro em um país como o nosso o regime de exceção nunca terminam. A população pode comprar livros? Não temos sequer escolas na maioria dos minicípios brasileiros. A educação no Brasil, ou melhor, os serviços disponibilizados pelo governo só funcionam plenamente nas estatísticas oficiais. Há casos de retorno de consultas marcados com mais de 60 dias, exames e cirurgias para 180 dias e outras "cositas mas". Às vezes, quando vejo a propaganda oficial, tenho a impressão que não moro no Brasil...
Enviado por Wanderil Santos em 17/10/2008 22:19
para o texto: AUTORES REGIONAIS BRASILEIROS (T1225410)