segunda-feira, 11 de junho de 2007

FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHAS ELEITORAIS E A LISTA FECHADA

Comentário de: Ediloy Antonio Carlos Ferraro [Visitante] · http://0.2.64.176/
11.06.07 @ 10:41

Estaremos nos distanciando do eleito cada vez mais, se aprovada a tal lista fechada para a escolha dos candidatos.

Embora defenda o fortalecimento dos partidos em suas propostas programáticas, o foco do eleitor se concentra, também, na figura a ser eleita. Vota-se no fulano de tal, do partido tal, até por se conhecer sua trajetória pública e suas posições pessoais que, acredita-se, as defenderá nos foros próprios do partido e em suas instâncias deliberativas.

A tal lista, com o pretexto para se garantir o financiamento público das campanhas, é uma camisa de força, distanciando o eleito e o seu eleitorado.

Corre-se o risco de se privilegiar nomes em detrimentos de outros, por razões que jamais se tornarão públicas.A eternização de políticos pertencentes à cúpula diretiva, por exemplo, em oposição aos que tiverem independência em suas posições, ainda que dentro dos limites do programa partidário.

A lista fechada não deve ser cogitada sob esse pretexto,o de financiamento das campanhas, sob pena de estarmos criando um monstrengo com a desculpa de eliminar outro, o caixa 2,que infelizmente duvido que deixará de existir.

Alternativas outras devem vir à baila, priorizando sempre a transparência junto à Sociedade, que deve ser a principal beneficiada nessas necessárias mudanças na lei eleitoral.

Nenhum comentário: