sexta-feira, 8 de junho de 2007

A LUTA ARMADA NO CINEMA NACIONAL

Comentário de: Ediloy Antonio Carlos Ferraro [Visitante] · http://0.2.64.176/ 12.05.07 @ 10:48

A temática, da luta armada e da resistência à ditadura militar, além de atraente como entretenimento, documenta a história recente do nosso País. Oportuna, dada à tendência de sepultarmos nossas memórias.

Não nos esqueçamos de "Prá frente Brasil",interpretado por Reginaldo Farias, filme ousado para a época. Lembro, também, de Memórias do Cárcere sobre a ditadura do Estado Novo, da obra de Graciliano Ramos em memorável interpretação de Carlos Vereza, além da estupenda película Olga, muito bem produzida e protagonizada por um elenco primoroso ( Camila Morgado, Fernanda Montenegro, entre outros).

Penso que se os produtores e diretores revisitassem a trilogia de Jorge Amado,Subterrâneos da Liberdade, composta de Luz no Túnel, Ásperos Tempos e Agonia da Noite, teriam material para a produção de interessantes assuntos dentro da referida temática.

O filme Lamarca, não obstante a louvável interpretação de Paulo Betti, pareceu-me pouco proveitoso, ficou circunscrito à figura enfocada, pouco informando sobre o ambiente político repressivo daquela época.

Enfim, material a ser pesquisado não falta, e o tema promete muito, pois apesar do que já se produziu, ainda não se fez jus à história contemporânea que vivenciamos. Que tal trazermos à baila a controvertida figura de Marighela, o combatente da guerrilha urbana ? Suscitaria calorosos debates, e informaria a nossa juventude sobre esse período tão horrendo e de triste lembrança.

Nenhum comentário: