sexta-feira, 8 de junho de 2007

O DISCURSO DA PRIVATIZAÇÃO

Em muitos comentários sobre a questão da autonomia universitária, existe um apelo perigoso pedindo a privatização do ensino público.

Por que perigoso ? A dita classe média da sociedade brasileira deixou de interferir em vários processos que lhe dizem respeito, gerando o salve-se-quem puder dos dias atuais, isso na Educação e sobretudo na Saúde e na Segurança Pública.

Com os reveses econômicos, que fez muitos perderem a pose e o poder aquisitivo, viram os seus filhos ter que deixar escolas particulares de nome e caras para enfrentar a dura realidade da escola pública, antes relegada às camadas despossuídas no contexto do estrato social.
E o que encontraram ? Educação desmotivada por profissionais mal remunerados, prédios em situações precárias de funcionamento, falta de segurança, etc... Com a saúde, idem.
Cada família começou a pagar pela medicina privada e cara, deixando de reivindicar que fosse proporcionada pelo Estado, como deveria ser.

Com acerto poderíamos falar da Segurança Pública, onde, quem pôde, contratou guardas particulares, eletrificou cercas de suas propriedades, blindou seus carros importados e é o alvo mais cobiçado por seqüestradores habilmente treinados nas próprias academias de polícias, das quais são egressos...

Hoje buscam e não encontram aquilo pelo qual deixaram de lutar...

Segunda-feira, 04 de Junho de 2007 - 10h20

Nenhum comentário: