sexta-feira, 8 de junho de 2007

A QUESTÃO BRASIL X BOLÍVIA

Comentário de: Ediloy Antonio Carlos Ferraro [Visitante] · http://147632
11.05.07 @ 12:24

Lula tem pago um preço alto por sua origem sindical e viés de esquerda. A pergunta que tenho é, caso não fosse Lula, e sim outro governante sem viés ideológico algum, a situação diante à Bolívia seria diferente,com Evo Morales presidente ?

Fantasias à parte, com o sem Lula, com o sem esquerda, Evo iria nos cutucar da mesma forma, não importa quem habite o Palácio do Planalto.

A Bolívia padece de outras alternativas econômicas relevantes, talvez a exploração e exportação desse recurso natural seja a mais importante de suas divisas. Compreensível o conflito existente, sobretudo pelas posturas nacionalistas do presidente boliviano, aguçado pelo seu aliado Hugo Chaves, outro que vive pendurado na exploração de um único e relevante produto, o petróleo.

A ótica da problemática Bolívia e Brasil, pouco ou nada tem a haver com quem é nosso presidente. Na verdade isso era uma bomba de efeito previsível.

Segundo analistas a defasagem dos preços pagos por nós eram evidentes e a dependência brasileira desse recurso não foi trabalhada como deveria em passado recente. Tal como se deu com o apagão elétrico no governo tucano de FHC, também medidas preventivas não foram tomadas a seu tempo, para reduzir essa dependência externa.

Ocorre que temos uma tendência a ver as coisas sempre de um ângulo oportunista, como se a história de um País se resumisse em alguns anos e não tivéssemos memória. Se, por infelicidade, necessitássemos do petróleo venezuelano de forma crucial, imaginem o que poderia estar ocorrendo neste momento ?

Evo Morales quer se firmar no governo, utilizando-se de medidas populistas e perigosas para o futuro do seu País, o que poderá castigar ainda mais o sofrido povo boliviano. Medidas acabarão por ser tomadas no Brasil para se sanar a dependência, como naquela estória de que só se coloca cadeado depois de arrombada a porta, e a Bolívia, como se portará ?

Nenhum comentário: