sábado, 9 de junho de 2007

DIREITA OU ESQUERDA ?

Comentário de: Ediloy Antonio Carlos Ferraro [Visitante] · http://0.2.64.176/
09.06.07 @ 11:36

Há muito a questão deixou de ser esta, direita ou esquerda.

Os extremos já não condizem com a realidade dos fatos. Se ser de esquerda significar um Estado forte, abrangente, sou de direita, pois defendo até certo ponto algumas privatizações feitas pelo governo anterior, embora eleitor do PT, desde a sua fundação.

Se ser de direita for se a favor da exclusão social, racismos e a pena de morte, me situo à esquerda nestes aspectos.

Na luta pela redemocratização do País muitos empunharam bandeiras libertárias, sem, contudo, serem desta ou daquela tendência nas nuances ideológicas dos partidos clandestinos. Tenho a impressão de que muitos pereceram nos porões das torturas por simplesmente reivindicarem a liberdade de expressão...

Chego a crer que muitos que se insurgiram contra o arbítrio na ditadura militar não sobreviveriam em um regime também sob a égide da mão de ferro, ainda que sob as desculpas da justiça social.

Apesar do Caos do livre mercado e da capenga democracia representativa, ainda não inventaram regimes políticos que preservem a liberdade, bem inalienável do ser humano, que o distingue dos demais no reino animal.

Também não tenho ilusões quanto à liberdade total, outra quimera anarquista, pois na verdade somos conduzidos por processos mais elaborados ( pelas mídias, por exemplo) à conformação.

Se a religião era para Karl Marx o ópio do povo, a sociedade de consumo capitalista também exerce o mesmo papel no mundo atual.

Nenhum comentário: