sexta-feira, 8 de junho de 2007

OPERAÇÃO NAVALHA

Comentário de: Ediloy Antonio Carlos Ferraro [Visitante] · http://0.2.64.176/
21.05.07 @ 23:44

Sobre a recente operação denominada de Navalha, onde novamente políticos e altos funcionários voltam à baila do noticiário policial,penso que na condição de ministro do governo,Silas Rondeau, deva pedir licença do cargo, até que se esclareçam as denúncias. Opção diferente dessa gera incredulidade na população, que está de sacola cheia com a enxurrada de escândalos. A pior crise é o descrédito nas Instituições, aí vira o caos.

A postura anterior,em que o receio de pré-julgamentos predominou, escancarava para a sociedade a decepção com um governo eleito sob a égide, sobretudo, da ética.
Pagamos um preço alto por isso. Não se trata de pré-julgamento, mas de liberdade para que as investigações sigam seu curso sem desconfianças da interferência do Poder para se encobrir eventuais desmandos.

A liberalidade do Governo deve cingir-se às satisfações à sociedade. Até que se chegue a uma conclusão plausível, licencie-se o ocupante do cargo. Lembro que nomes foram arrastados e enxovalhados em passado recente,neste e em governos anteriores, sendo que depois, passado o impacto das denúncias, o foco geralmente não fez jus ao(s) injustiçado(s).

Na dúvida, deve prevalecer não a condição individual do detentor do cargo, e sim o interesse de uma sociedade surpreendida periodicamente com notícias inusitadas e preocupantes como as que estas operações da polícia federal vem apurando e trazendo à tona.

Quem detém um posto de alto comando em um governo deve ter a estatura moral para tanto, não se trata, reitero, de julgamento antecipado, de sofreguidão e ao sabor do clima de linchamento público , contudo merecemos respeito e isso tem um valor inquestionável em qualquer situação. Defendo, também, o retorno do licenciado, caso inocentado, como forma de reparar eventuais enganos.

O fato é que nós merecemos uma satisfação a contento. Há um limite à tolerância cívica e convém não abusar.

Nenhum comentário: