sexta-feira, 8 de junho de 2007

A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Comentário de: Ediloy Antonio Carlos Ferraro [Visitante] · http://0.2.64.176/
14.05.07 @ 17:29 –

Embora a experiência nos EUA parece não ser bem sucedida com os laptops para os estudantes, aqui, sem um amplo incentivo governamental, milhões de brasileirinhos ficarão distantes da informática, por um bom tempo.

Nos EUA, com o poder aquisitivo de primeiro mundo, ter computador em casa parece coisa banal, quanto a nós....

Segundo desalentadores dados do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), a classe média brasileira perdeu poder de compra na última década, em decorrência dos desastrosos planos econômicos e também do encolhimento do Estado como empregador.

Para fazer parte desse estrato social,classe média alta, aqui, basta ter uma renda familiar a partir de R$ 2.500,00, o que convenhamos, apesar de modesta, não é a realidade da maioria da população.Nos sub-dividimos em sub-tetos, sem analogias com economias de países mais desenvolvidos.

A possibilidade de se adquirir um PC torna-se distante para o conjunto da sociedade. Seria simples, se fosse apenas um eletro-eletrônico de aquisição opcional...

Ocorre que a inserção do País em um mundo globalizado passa pela inclusão de seu povo nessa nova mídia, ela já parte do cotidiano deste século em curso.

As medidas tomadas nesse sentido são positivas, apesar de incipientes e tímidas. A questão da informática, como necessidade, deve fazer parte da política pública do País.

Foi-se o tempo em que para se arrumar o primeiro emprego bastava o curso de datilografia e o nível ginasial ( hoje fundamental), as novas tecnologias atropelam a pauta de desenvolvimento de qualquer País, impondo-se como necessária e inadiável.

Nenhum comentário: