sexta-feira, 8 de junho de 2007

ENTRE O PROGRESSO E A INÉRCIA

Em resposta a: Entre o progresso e a inércia Jornal Estado de São Paulo
Ediloy Antonio Carlos Ferraro [Visitante] ·
http://147632

O Brasil é um país de extensão continental, com gritantes diversidades de desenvolvimento. Enquanto em alguns Estados da Federação fala-se em inclusão digital, há regiões em demanda para se obter eletrificação rural.

Contudo, se não satisfeita uma certa eqüidade entre as regiões,não há como se imaginar um Estado distante de suas funções sociais, quando não assistencial, o que para muitas localidades é imprescindível, pelo menos no médio prazo. Promover o desenvolvimento de maneira isonômica é uma meta a ser atingida, o que envolve um amplo consenso político, distante de picuinhas oportunistas.

O que precisamos é pensar o País como um Todo, talvez assim tenhamos soluções para alguns males que nos crucificam, sendo a violência a mais visível de suas consequências.

Se o Estado deve cumprir funções ainda como interventor na economia, sendo propulsor do desenvolvimento regional, como atender a aspiração de muitos que querem o Estado minimizado ?

Getúlio Vargas tinha diante de si uma imensa extensão territorial sem investidores privados à altura para promover a incipiente indústria nacional, daí a criação da Vale do Rio Doce, entre outras iniciativas.

O Brasil, infelizmente, não se resume a algumas regiões mais desenvolvidas. Não se trata de regionalismo ou exclusão entre estados irmãos, mas de pensarmos que nossa diversidade, se motivo de orgulho para alguns, é desafio para a Nação resolver.

13.04.07 @ 10:23

Nenhum comentário: