sexta-feira, 8 de junho de 2007

REAIS E TRISTES FATOS

Comentário de: Ediloy Antonio Carlos Ferraro [Visitante] · http://0.2.64.176/
25.05.07 @ 10:36

Sensação controvertida essa, diante aos holofotes da mídia frente aos escândalos...

Há a um só tempo um ligeiro sentimento de que as coisas, enfim, estão sendo colocadas em pratos limpos, e, no mesmo momento, a impressão de que se trata de um abismo sem fundo, onde o noticiário infausto haverá de se banquetear ainda por longa data, alimentado sempre por fatos e acontecimentos novos.

Ou seja, nós, o povo, sequer imaginávamos( mas sempre desconfiávamos) a extensão dos rombos, protagonizados nos três Poderes da República.

Há quem argumente que no regime militar não se ouvia nada disso, desconfio que seja pela força bruta da censura e menos por decoro daqueles que sempre viram a coisa " pública" de forma bem "privada".

Afinal, as facilidades sempre existiram, no capitalismo e mesmo nas ditas sociedades fechadas, socialistas.

Não quero com isso, de forma nenhuma, compactuar com o esbulho, generalizando a esbórnia e parecendo contemporizador do descaso com o erário, como algo inevitável, próprio das fraquezas humanas...

Só mesmo com o aprimoramento das Instituições, e nisso creio na Imprensa independente e investigativa ( não sensacionalista ) para exercer o papel de "olhos" da sociedade.

Talvez não tenhamos opções, o depuramento das Instituições passará sempre por essa comoção nacional, a catarse coletiva, a decepção generalizada naqueles em que depositamos irrestrita confiança.

O triste é que corremos o risco de desacreditarmos até mesmo naqueles, raros idealistas, que pregam e exercem a ética como bandeira. E nos conformarmos, amargurados, que todos são farinhas do mesmo saco.

E que participar da vida pública, via representação pelo voto, seja inútil...

Nenhum comentário: