sexta-feira, 8 de junho de 2007

A REELEIÇÃO DEVE SER EXTINTA ?

Comentário de: Ediloy Antonio Carlos Ferraro [Visitante] · http://0.2.64.176/
21.04.07 @ 12:04

É da cultura política, da má política, diga-se, essa coisa de banho-maria, de esquenta e esfria um assunto, como se quisessem sentir a temperatura ambiente.

Se a sociedade não se manifestar,através de suas vias de expressão como entidades de classe, pela mídia, por movimentos outros, vai prevalecer o interesse das legendas de lado a lado,e a reeleição já era.

Talvez ela retorne em uma outra ocasião, dependendo do futuro governante, pensando em disputar a prorrogação em atendimento a sua conveniência e a dos seus pares.

Assim, continuamos mantendo a imagem da inconstância institucional, nada aqui parece ser permanente, tudo muda como as estações do ano a ao sabor dos apetites dos políticos de plantão.

É preciso que se abra o debate público sobre o assunto. Há quem argumente que o congresso ou mesmo o presidente, sufragados pelas urnas, tenham legitimidade para nos representar, seja nesta ou em qualquer questão. Concordo com a legitimidade conferida democraticamente.

Divirjo, porém, que este tema específico passe sem uma consulta maior à sociedade, pela sua relevância. Não se trata de defesa de assembleismo cada vez que a temática for polêmica.

Só através dos debates é que formaremos nossa opinião , ouvidos os argumentos, prós e contras, o que é melhor para o País.

Eleição com mandato curto, sem continuidade administrativa, é oneroso à Nação, não oferece condições de planejamentos duradouros, que demandem tempo para sua conclusão.

Afinal, o que deve prevalecer, os interesses oportunistas e imediatistas, ou a definição do que queremos ser "quando" crescer, postergada eternamente ?

Nenhum comentário: