quarta-feira, 3 de outubro de 2007

ABRINDO ESPAÇO...

Comentário de: Ediloy A.C. Ferraro [Visitante]
03.10.07 @ 14:44

Recebi este email hoje pela manhã, em retransmissão por uma pessoa amiga, peço desculpas por fugir do tema proposto, mas acho o assunto alarmante e necessita de maior destaque, a narrativa fala por si ( omiti apenas o nome do jornalista, pois não o conheço e não tive tempo de me comunicar pedindo sua autorização)

Acre !

O lado cinza de um país verde e amarelo

Rio Branco - Acre 30 de setembro de 2007

Caro Amigo Ao longo de todo esse tempo, a mídia mundial e nacional e as organizações de preservação do meio ambiente falam sobre o desmatamento os efeitos e os danos que podem causar a humanidade.

Na minha vida nuca imaginei encontrar uma cena como essa, os danos a natureza e a resposta que ela sinaliza pra gente é bastante visível aqui no Acre, dia 28 de Setembro de 2007 viajei da capital baiana , quando a nossa aeronave se aproximava do aeroporto internacional de Rio Branco o piloto falava no sistema de som do avião que só tinha visibilidade com dois mil metros de altura por causa da fumaça e tinha dificuldades para enxerga a pista.

Encontrei um lugar a onde não se vê o azul do céu, por causa do desmatamento da floresta amazônica para fazer pastagens e as queimadas das madeireiras deixam o céu dessa terra cinza, um verdadeiro arrepio na alma!
No sábado dia 29, viajamos até o município de Plácidos de Castro (figura histórica um brasileiro que lutou contra os bolivianos pela soberania desse pedaço de terras brasileiras) com uma população de 16,289 habitantes (Fonte: IBGE).

Atravessamos a fronteira e adentramos na Bolívia na cidade de Puerto Evo Morales Aymã no meio da selva boliviana, lugar onde qualquer um pode entrar e sair do Brasil sem fiscalização, não encontramos nenhum policial protegendo a fronteira e os únicos que encontramos foram fazendo compras de mercadorias contrabandeadas do lado dos patrícios como somos chamados pelos vizinhos boliviano e o mais impressionante, estavam com o carro oficial da policia uma pik-up frontier plotada com a marca do governo do Acre, a policia militar do estado tem um efetivo de 2 mil e 200 soldados com uma população de 669.736 habitantes e uma área de 152.581,388 km² (Fonte: IBGE) fazendo fronteiras com a Bolívia e o Peru.

A prostituição de garotas brasileiras com idades de dez, onze e doze anos é um afronto ao estatuto da criança e adolescente, o mato vira motel, ou seja, matel como falam as pessoas que transitam o local, tanto do lado brasileiro como do boliviano, as garotas alugam seus corpos para qualquer um dos viajantes que paguem alguns trocados ou presentes ali mesmo no mato, ou no carro, por sinal um grande numero brasileiros vão ao outro lado boliviano fazerem compras.
Lá vendem de tudo desde produtos contrabandeados da china, drogas tem até uma pista de pouso no meio da selva, as drogas entram no país como se fosse um produto qualquer, é impressionante a ausência do poder publico em uma região de fronteira.

Saímos de Rios Branco e ao longo do percurso que durou aproximadamente duais horas de carro observamos o tempo todo queimadas e destruição da floresta para criação de gados, a visão que tivemos era impressionante como a mata dava lugar as pastagens, a ausência do estado e o descaso com a preservação e a força dos madeireiros e fazendeiros que dominam a região é revoltante.
Não posso dizer que esse lado do Brasil foi esquecido, tenho duvidas se algum dia ele foi lembrado, essa unidade da federação é invisível para o resto do país. O ar é carregado, o efeito que a fumaça faz no sol é incrível ele fica com uma tonalidade alaranjada tipo como se o tempo todo estivesse se pondo e lembra os filmes de ficção cientifica, conversando com uma acriana dona Josette de aproximadamente 38 anos ela contou um fato interessante que não lembra quando viu o céu, imagine as crianças nas escolas quando os professores perguntarem qual a cor do céu? Qual o significado do azul na bandeira brasileira?
E as estrelas? Que estrela se aqui não vê?

Até a lua dos namorados quando aparece é amarela!

A bandeira do Acre é cortada com uma faixa verde e amarela com uma estrela solitária vermelha, será uma mensagem?

Rio Branco uma capital com quase trezentos mil habitantes é uma cidade bonita, à noite as luzes desenham um colorido especial dando uma face moderna, mais no interior do estado o que se vê é desmatamento por quilômetros, uma grande parte dos índios da região que foram convidados a saírem das suas aldeias expulsos pelos fazendeiros e madeireiros para viverem nas cidades foram amontoados e condenados sem perspectiva alguma, o opção é serem pedintes ou mão de obra barata para os oportunistas.
Algumas ações foram tomadas com os povos indígenas da região mais com passos de formiga e sem vontade, a situação com os fazendeiros e madeireiros é tensa o tempo todo.

Segundo um índio, que vive no município de Cruzeiro do sul, cidade a 700 quilômetros da capital com uma população de 71.093 habitantes ao norte do estado próximo a fronteira com o Peru, esse mesmo índio contou uma história engraçada contada pelo povo que quando Deus expulsou o diabo do céu ele perguntou a onde iria ficar na terra, e Deus prontamente disse que girasse o globo e apontasse o dedo, onde o globo parasse de girar ali ele iria morar e justamente parou no estado do Acre. Nessa cidade o contingente da policia militar é de 250 soldados para cobrir uma área territorial de 7.925 (km²). É extremamente preocupante, só vendo pra crê o que acontece nesse lado da nação...

Todo ano próximo das eleições ouvimos frases como o fome zero, agora a bola da vez é o PAC, o certo é que um lado do país esta ficando cinza, será que o futuro desse povo vai fazer jus a história que o velho índio nos contou?

Esse lugar cada vez mais cinza e quente pede socorro.

Pergunto: E o exército, que deve guardar as fronteiras deste imenso território e sempre alegam essa função quando questionam porque não utilizarem o efetivo para ajudar no policiamento, aonde está ?

Nenhum comentário: