sexta-feira, 10 de agosto de 2007

EUA: ESPIRRO LÁ.... PNEUMONIA AQUI ?

Desta vez parece que não, estamos com o corpo mais alimentado, fortalecido e com anti-corpos...
Os abalos sísmicos dos últimos dias na economia mundial, graças a um desarranjo na economia interna dos EUA, mexeu com os ânimos dos mercados.

Encontra-nos, contudo, assentados em uma invejável reserva de U$ 158 bi, sendo que o superavit de 2007 está em U$ 46 bi...


a inflação anualizada está na previsão de 3,75 % e a taxa selic, segundo analistas, ficará em 9,75, em 2008, ela que já esteve nos píncaros de 26, 5%, a indústria registra crescimentos em setores generalizados e a venda de automóveis chega a ser 26,6 % superior ao igual período do ano passado.
Não chegamos aos desejáveis 10 milhões de novos empregos, mas registra-se crescimentos sucessivos no emprego com carteira assinada.

A previsão para o PIB é de crescimento na faixa de 5%, numa economia estagnada por tanto tempo.

O alentador é a perspectiva de que a crise que se insinua nos seja bem vinda, por nos encontrar com um sistema financeiro sólido, o que poderá ser estímulo aos investidores ressabiados com outros mercados.

Apenas os ânimos, os nossos, continuam os mesmos, exauridos e pessimistas. Hoje estive com um amigo, que, desalentado e irônico, comentou que o Lula estava viajando para vender a nossa Cachaça...

O etanol é alternativa aos combustíveis fósseis, poluentes e finitos. Com a extensão territorial continental que temos poderemos ser os maiores produtores do planeta. Quanto à nossa cachaça, genuinamente brasileira, não faz feio em nenhuma recepção e, também, pode ter seu consumo apreciado em outras plagas, rendendo-nos divisas, rendas e empregos, por que não ?

Há quem abra os jornais para verificar a coluna de necrológicos, para outros a curiosidade vai para a maternidade, questão de humor...

Nenhum comentário: