quinta-feira, 5 de julho de 2007

LUZ NO TÚNEL ? ....

Chega, não dá mais para ficarmos como velhas carpideiras ( aquelas que eram contratadas para chorar em velórios)...

A novela da impunidade cansa e cai na vala comum, de tão corriqueira passa por desinteressante, como as lágrimas derramadas por defunto ruim.

A informação trazida pelo ato promovido pelos magistrados da AMB (Associação dos Magistrados do Brasil) contra a impunidade nos cora de vergonha...

De acordo com o estudo feito pela AMB, dos 130 processos encaminhados ao Supremo Tribunal Federal (STF), em quase 20 anos, seis foram julgados e não houve nenhuma condenação. No Supremo Tribunal de Justiça (STJ), dos 483 processos, houve 16 julgamentos com cinco condenações.

A raiz do problema, segundo os magistrados, estaria no foro privilegiado por prerrogativa de função, o que estaria favorecendo a impunidade dos envolvidos, fato que não existe nas sociedades mais desenvolvidas democraticamente.

Rodrigo Colaço, presidente da AMB, é preciso em sua argumentação ao afirmar que as instituições, incluindo o Judiciário, não podem ser compostas por pessoas que se afastaram da ética, pede ele que nesses casos haja julgamento rápido e punição exemplar dos acusados.
Para Colaço, a ausência de julgamentos definitivos de quem tem foro privilegiado, cria uma sensação de impunidade a que nós temos (os magistrados) que reagir, cumprindo nosso papel, julgando esses casos, mandando cumprir pena e mandando para a cadeia aqueles que são realmente culpados e inocentando aqueles que não mereciam ser acusados.

A propósito, antes que novos escândalos banalizados nos noticiários nos surpreenda por que a imprensa não lidera uma movimento para mobilizar-nos contra essa excrescência chamada “ foro privilegiado por prerrogativa de função”, que geram cidadãos diferenciados dos demais ?

Ou será que vão secar nossas lágrimas inutilmente diante a tanta patifaria ?

Nenhum comentário: