domingo, 26 de abril de 2009

DEPRESSÃO


sutil como um ofídio
insinua e abocanha
leva a paz é tristonha

descolore a luz embaça
tira a graça enfadonha
suga energias e exaure

chega-se e aproxima
malsã imperceptível
se esgueira e domina

abismos em dores
anônimos sintomas
diagnósticos cismas

diáfana e maléfica
contamina espalha
cicatrizes na alma

entorpece anestesia
profunda melancolia
trevas em profusão

apegada à vítima
doença entrelaça
são duas e únicas

cadafalso verdugo
no fio da navalha
sanidade em risco...

8 comentários:

Blog do Ediloy disse...

PUBLICADO NO BLOG TIMIDEZ TÔ FORA, 05/08/08;

NO RECANTO DAS LETRAS, 01/09/08;

NO SITE DE POESIAS REESCREVENDO A HISTÓRIA, 26/04/09.

Anônimo disse...

...Belo texto e poesia. Define bem a depressão, a doença do espírito. Nenhum indíviduo passa pela vida sem senti-la. Para aliviá-la, escrever é um bálsamo reconfortante.

Parabéns !

Marlene de Letícia, 16/09/2008

Anônimo disse...

Olá, Ediloy. Parece que sentei-me num divã e você foi escrevendo para mim...estou assim...como descreves em sua poesia.

Parabéns !

Ana Almeida Teixeira, em 01/10/2008

Anônimo disse...

Depressão é coisa séria mesmo... temos que tomar cuidado... e você descreveu em poesia, apesar de triste, foi bem elaborada.

Beijos,

Soraia/Ciganita.

Anônimo disse...

...Caro poeta, eu sei exatamente a que seu poema se refere. Quase fui literalmente engolido por esta malvada situação que permaneceu em mim por vários meses.
O seu texto é um bom alerta para que os indivíduos tomem cuidado com esta fulana porque ela é realmente muito perversa.

Parabéns pela sua magnífica explanação em forma de versos sobre os males que podem provocados por esta nociva doença.

J.A.Botacini

Zézinho.

Anônimo disse...

Descrição perfeita da doença nomeada como o mal do século. Ela por mim passa longe, mas infelizmente, minha mãe a conserva...

Muita paz!

Mariluxa

Anônimo disse...

Vilma Oliveira:

Olá poeta!
Vim conhecer teus escritos e ADOREi tudo que li, tens muita sensibilidade poética, parabéns! Belo poema. Tens uma forma sutil de descrever a tristeza.
Abraço, Vilma

(site espaço literário - melhores da web)

Anônimo disse...

Novo comentário de Kátia Kelly ( http://sitedepoesias.com.br/poetas/katia+kelly ) na poesia "DEPRESSÃO":-- Tem-se a depressão como fraqueza, como impotência de luta e desânimo, a depressão é uma larva invisível que consome a alma, sua cura é um antídoto, o cultivo permanente de otimismo, coragem, a não estagnação e principalmente de amor próprio, a confiança em si mesmo. Bjs e obrigada pelo carinho