quinta-feira, 29 de novembro de 2012


REVIDE MUDO ( conto )




Inútil relembrar o filme, exibido inúmeras vezes, o discurso surrado, os apelos de nova oportunidade, tudo em vão... Nada fizera para provar o contrário, continuava renitente nos mesmos erros, era um irresponsável.
Ele próprio não se sentia fiador de suas promessas, recalcitrante nas falhas de comportamento, um trânsfugas de seus compromissos. Sua imagem o denunciava, um corpo pesado, suado, exalando perfumes femininos e odores alcoólicos, produto de noites prolongadas nas aventuras presumíveis e inconfessáveis.
O que o martirizava, desta vez, contudo, era o silêncio dela. Impassível, distante, com desprezo ou indiferença, as malas prontas diziam tudo, resumidamente, o temível fim. Expressão cabal prescindindo argumentos.
Naquele silêncio impiedoso, a dor do remorso doía mais, estava preparado para as admoestações às quais se calaria como réu confesso a se expor aos justos e legítimos julgamentos. Nada ocorria desta vez, nenhuma reação, apenas um torturante silêncio.
Aquela atitude o atingia  muito além das reações mais intempestivas vividas tantas vezes, era uma acusação fria, silenciosa, não lhe dando chances de purgá-la, de sofrer pelos seus desatinos. Nenhuma palavra, sem verbalizações da indignação sofrida, sem lástimas ou murmúrios, encontrava-se silente, ausente, distante.
Sem pagar pelos erros, sem ouvir as reclamações esperadas, sem o choro arrependido tantas vezes derramado,  a dor remoia, não cessava, permanecia no ar, sem desculpas, arrimos ou consolações. Incólume aquele incômodo remorso, a trazê-lo a si como juiz de seus atos, miseravelmente mais severo que os braços queridos e piedosos a acolhê-lo em suas recaídas.
Estava só, em torturante solidão.  Feria mais aquela atitude indiferente, o trunfo latente da acusação, perpétua, inacabada. Preferia antes as desforras, a ira, o escândalo, o brado ausente era fel presente, não consumido. Uma reação silenciosa dela contra si, a corroê-lo sem permitir defesas ou atenuantes, apenas a indiferença mordaz.
Podemos nos calar, nos fazendo entender, na ausência presente, na mudez sentida, ecos do revide mudo, não correspondido, bumerangue da consciência, indo e vindo, sem interlocutores para respostas, apenas as próprias palavras ouvidas, inúteis. Palavras nenhumas, concisas, inteiras, descrevem, desenham,  o que o insinuado tem a dizer. Ferina resposta o silêncio, a distância.
No mesmo espaço físico daquela sala, dois seres fisicamente próximos e tão distantes, um muro os distanciando pela mudez e desprezo. Emblemático silêncio, múltiplas versões, ao sabor do contexto. Ilusões saciando anseios de ser ouvido, gritos espalhados em múltiplas direções, sem respostas. Muda confissão na omissão da defesa, afinal, defender-se como?!
Contava com as reações dela, sempre tão enérgicas, mas a encontrava mais sutil, com uma arma mais eficaz, sem mencionar palavras ou denotar nas expressões qualquer sentimento, mesmo que fosse de piedade de sua miserável situação, apenas o nada, a indiferença. Mutismo vil, sarcástico, ferindo esnobe, sem chances de articular desculpas, inverossímeis que fossem. Atos subentendidos no desprezo no faiscar dos olhos. Talvez fosse alguma coisa, conjecturava, mas não permitia a abertura para o diálogo, de tentar explicar o indefensável, nem os apelos que até então funcionavam.
 Reações inusitadas, calmas, brios sufocados ou relevadas turbulências à conta de desdéns, de quem abre mão de insistir em causa perdida. Quieta parcimônia, desapego. Respostas mudas, olhares benévolos, superiores e doloridos, certa tolerância ou compaixão.
Não esperado por ele tal comportamento, sem suscitar brigas, satisfações, em vão as alegações, apenas o nada como respostas. Aquilo doía, matava, aumentando o suplício, descendo aos abismos de sua inferioridade moral, diante alguém impassível, acima de suas ofensas e deslizes.
Enfurecia-o o distanciamento dela, a sua altaneira postura, a lembrá-lo em sua mudez todas as torpezas e vilanias de sua vida desregrada, como criança mimada, repisando sempre as mesmas falhas.  Aguardava um duelo verbal, a exteriorização de suas mágoas, não aquela pessoa acima de sua mediana compreensão. Buscava desavenças, faca na garganta, expirando suas culpas, pedindo perdão, como sempre o fizera.  Mas nada do que esperava, julgando conhecê-la, aconteceu.
Brando gesto, manifesta indulgência, vencendo nas atitudes pacíficas e não menos letais, sem revoltosos revides a alimentar tormentas, reavivar traumas e enlamear-se no charco, apenas discreta ausência, sem provocações. Delicada na compostura de tenazes mortíferas, exalando o gás letal , sufocando o desafeto, sem mover os lábios e alterar-se nas atitudes.
Abatia-o o desespero, pois aquele silêncio o ensurdecia, o acusava no seu íntimo, sem oportunidades de revides, de purgar suas culpas. Aqueles sons do nada, espalhados pelos cantos, deduzidos, presumidos, incomodando, manifestando seus tons e ruídos. Traziam lembranças de tantos desatinos, espinhos na memória, amor mal cuidado, destratado, vindos de passados recentes, revividos, relembrados. Melhor não ouvir a voz interior, mas como calá-la se reclama ajustes? Na algaravia silenciosa, perturbadora, inquieta, machucando, remexendo, reabrindo feridas mal cicatrizadas, torturas em gritos sem ecos.
Queda o corpo exaurido, cansado, incessante a mente, a mendigar consolos, uma palavra proferida por ela, viagem intensa, a martirizar sua vítima, atormentada em seu autojulgamento, inclemente. Imagens se reavivam, aumentando a sensação constrangedora de atos traiçoeiros e aviltantes,  Mesclam sensações, despertas no olfato, recriando sentidos, cenários, na esbórnia  infame. A consciência não cede a guarda, sufoca, agita, anseia por alívios e paz.
As atitudes inesperadas dela, o nocautearam, a perdia numa guerra muda, sem enfrentar nenhuma batalha, além do silêncio...
Sentia-se como um barco à deriva, no mar das ilusões e fantasias, a ter sempre um porto seguro para retornar de suas aventuras e leviandades, pior saber amá-la, perdidamente, de forma neurótica, mas a amava...
 Puída a corda da confiança, desatados os nós que enlaçam corações, débeis, frágeis, ficam os relacionamentos, enfraquecidos nas rotinas que esgarçam, saturam pelos abusos de lado a lado.
Verbalizar já não há o que, resta um gesto, espremido, sufocado, suportado, de dignidade, um aceno, um afago, um adeus...

12 comentários:

Anônimo disse...


Comentário de Ana da Cruz:

São quantos erros que nem sabemos de nós, dos outros, assim como acertos inesperados. Muito há que nos escapa ao entendimento...
RSS

(MURAL DOS ESCRITORES )
2 de maio de 2011 14:05

Anônimo disse...


Comentário de Albérico Silva de Carvalho:

Muito bom poeta, muito bom, seus contos vem cada vez mais tangido por uma percepção brilhante,e um vocabulário riquíssimo. Suas histórias são bem engendradas e tem um perfil Ferraro, de escrever e encantar. Parabéns!

(VERSO & PROSA )
2 de maio de 2011 14:07

Anônimo disse...


Caro poeta nas telas da vida os (hologramas) mudos são os que realmente nos fazem pensar... O silencio é um alerta aos nossos sentidos, a transgressão nos leva por caminhos doloridos onde o arrependimento cai numa encruzilhada, sem saber para onde ir, só nos resta apenas o martírio do constrangimento. A vida a dois requer mais compreensão,
camaradagem e uma constante vigilância para que as luzes do farol do amor não se apaguem. Maravilhoso seu texto. Meus sinceros aplausos.

J.A.Botacini.

Zezinho.
Jose Aparecido Botacini
ze-botacini@hotmail.com
02/05/2011

(SITE DE POESIAS)

Anônimo disse...


OlÁ Poeta Ediloy,

A dor da separação é sempre ruim para ambas as partes. Mas ainda penso, se não está feliz, o melhor é cada um pro seu lado, e tentar uma convivência amistosa e na paz. Parabéns! Abçs!

Lucélia Lima
lualmarques@hotmail.com
03/05/2011

(SITE DE POESIAS)

Anônimo disse...


Querido amigo poeta!
Letras reflexivas, onde a dor do silêncio grita !

Taís Vargas Mariano
taismsdos@hotmail.com
04/05/2011

(SITE DE POESIAS)

Anônimo disse...



Adorei. Muito.

Comentário Enviado Por: Luciana Cintra Em: 12/5/2011

(BLOG DO LIMA COELHO - CONTOS, CRÔNICAS E POESIAS)

Anônimo disse...


Show demais da conta. Dá pra pensar bastante

Comentário Enviado Por: Irene Romero Em: 11/5/2011

(BLOG DO LIMA COELHO - CONTOS, CRÔNICAS E POESIAS)
13 de maio de 2011 14:22

Anônimo disse...


Um conto filosófico muito bom. Parabéns!

Comentário Enviado Por: Carla Porto Em: 11/5/2011

(BLOG DO LIMA COELHO - CONTOS, CRÔNICAS E POESIAS)

Anônimo disse...

Massa demais. Realmente é denso, mas é bom.

Comentário Enviado Por: Lúcia Viana Em: 11/5/2011

(BLOG DO LIMA COELHO - CONTOS, CRÔNISTAS E POESIAS)
13 de maio de 2011 14:24

Anônimo disse...


Ediloy, quase não chego ao fim. Pesado demais. Gostoso de ler demais. Um conto filosófico. Dos bons!

Comentário Enviado Por: Alice Matos Em: 11/5/2011

(BLOG DO LIMA COELHO - CONTOS, CRÔNICAS E POESIAS)

Anônimo disse...


Gostei do texto, mas devia ter uma explicação para tanto silêncio.

Comentário Enviado Por: william porto Em: 11/5/2011

(BLOG DO LIMA COELHO - CONTOS, CRÔNICAS E POESIAS)

Anônimo disse...


Levei algum tempo mais cá estou contemplando este louco momento de destruição dos meus alicerces. Um belo quadro estático apresenta-nos neste texto. A minúcia nos detalhes, sentimentos, é fantástico. A ordem das acções está impecável. O tema em si leva me a tristes lembranças. Mas, enfim, é digno de comentários a altura do texto, não dum mero leitor feito este. Parabéns grande escritor

O_crime_perfeito
O_CRIMEPERFEITO@HOTMAIL.COM
08/06/2011

(SITE DE POESIAS)