sábado, 8 de setembro de 2012


Opereta bufa


“azo às cismas e temores,
à conta de receios vãos,
diante a si verdade crua”


 Azo às inquietações, dúvidas e incertezas a persistirem em suas tormentas, à conta de receios tidos como vãos, diante a si se denunciava a verdade nua e crua.


...debruçada, alheia, redigia
enamorada em demasia
malbaratando cuidados”...


Alheia, distraída na redação, não deu pela presença atenta, enamorada em demasia malbaratando cuidados, sonhando de olhos abertos, vivendo em frenesi seu romance. Assim a encontrava, a esposa, embevecida, demonstrando há tempos comportamentos estranhos, evasivos e furtivos. A mente bailava em sonhos com outro alguém.


“...presença furtiva insana,
tinto de sangue o papel
nas mãos do açougueiro”...


Insana presença, alucinado, bruscamente retirando o bilhete das mãos desprevenidas, tingindo de sangue o papel suspeito, nas mãos do açougueiro, vindo de sua função, mal crendo no que lia e via...tudo real em suas suspeitas.


"...depunha a missiva
  clandestina paixão
  denunciadas juras”...


Nada mais havia a esconder. Todos os fios da meada esclarecidos, naquilo que não queria crer se materializava. Não mais o benefício da dúvida, enfrentava a sua cruel verdade.


“...nem palavras em defesa
inegáveis evidências
o marido e a infiel”...


Depunha em linhas caprichadas, rescendendo o bilhete sutil aroma, a clandestina paixão por outro em denunciadas juras.


“...maculada honra
ultrajado lar
maledicências”...


Nos gestos atônitos daquele homem furibundo, a maculada honra no ultrajado lar, enxovalhado por um mar de maledicências das viperinas línguas do vulgo.
Pesadelo vivenciado, transtornado em suas reações, congesta visão do dementado.


“....visão congesta e rubra
fácies torpor e sofrer
recôndita marca da dor”...


Incrédula visão das reles artimanhas da pérfida, atitudes suspeitas, evasivas e fugas despropositadas, traição cobrando revides. Tingindo de negro o lago plácido de um lar acima de qualquer desventura.


“...incrédulos olhos atestam
reles artimanha perfídia
traição cobrando revides...


Nau revolta em mente malsã, instigada a cruéis castigos à torpe em insaciáveis martírios. Insuficiente matá-la, teria que sofrer aos poucos, supliciá-la, satisfazendo a sua alucinada desilusão.


“...a dor lavada vingada
abatida bovina rotina
na lâmina gesto certeiro...


A dor reclamando revides, tormentos indescritíveis, abatida seria como na rotina da carne bovina, na lâmina em gestos certeiros, garras fortes que retalham carnes e desossam animais, próprios de seu ofício. Para si reivindicava o reajuste moral com o extermínio da desleal.


“...garras fortes
retalham carnes
desossam animais...


O mutismo da ré ,indefesa e atônita, em cadavérica palidez mortal, diante ao assassino em cruel demência vingativa...derradeiros instantes, fatalidade iminente, vidas aflitas em trágico destino.
Acuada diante ao pavor, desfalecida e inerte, qual boneca, o corpo arfante junto ao peito do injuriado. Mistura de cheiros no avental rubro de sangue com a visão dos alvos seios, perfumadas lembranças, fortes e latentes. Voltas no tempo, emoções revividas, sentimentos controversos, a ira e a sedução . Vacila o executor


"...desfalecida inerte boneca
perfume embriaga e exala
o desejado corpo da amada...


O insultado de alma doente hesita em sua revanche, recua indeciso. Duelo íntimo: a complacência contrapondo-se à gana insana, reclamando bestial satisfação. Parece vencido a contemplar aquele corpo desfalecido, como um cordeiro a ser imolado, sem atinar se a deseja ou vinga-se daquela mulher, prostrada ao deslinde fatídico. A honra ultrajada cobrando a morte, o desejo reforçando a vida.


“...derradeiros instantes
fatalidade iminente
vidas em aflitos enredos...


Como se de si perdera as forças alimentadas no furor. A fúria dividida pelo temor dos próprios atos, ódio contido, ponderações íntimas a paralisar a tragédia anunciada. Instantes confusos, ferido homem humilhado, menino de colo carente.


“...faíscas emoções presentes
lembranças fortes latentes
vacila o executor clemente...


Condoído de si mesmo ou da adúltera, transcendendo de si a própria dor, a fita e repousa seu olhar marejado em pranto, lágrimas convulsas, rende-se o traído, deixa a arma que empunhava para a execução inglória de sua vingança. E a olha, enternecido, embora ressentido, um suspiro de desejo, resquícios de carinhos devotados à amada.


Tendo-a entre os braços, já não mais a vítima de sua vindita, mas a fêmea tão querida, a desperta suave, depondo-a sobre o leito.


“...o insultado chaga aberta
rechaça revanches anseia
desejoso de seu amor...





Dando-se conta da situação dos fatos, voltando a si do breve delíquio, em instinto de sobrevivência, entrega-se resoluta às carícias do traído. Amam-se esquecidos dos traumas reprimidos, postergando para o futuro o fel da desconfiança


“...ódio contido ajoelhado
ferido homem humilhado
menino de colo carente...


Arquitetam planos, revivem sensações esquecidas, prelibam venturas, sonham juntos com um novo recomeçar. Sopram as brasas de um fogo enfraquecido exaurido no tempo, buscando, no clímax daqueles momentos inusitados, chamas a reviverem a frágil relação.


"...amam-se esquecidos
traumas reprimidos
futuro fel curtido...


Adormece lânguido e exausto, desmaiado em delírios febris, fortes tensões vividas pelo infausto. Ressonando em agitados haustos intermitentes, a vagar em sono solto e pesado. Animal vencido, domado, despojado de sua fúria, dorme profundo, extenuado. Touro na arena rendido.
Lépida toureira, na alva nudez sua arma, capa do torneio, levanta a matreira rediviva para, em breves palavras, reiniciar seu recado...
... que a aguarde o amante querido.

  Texto selecionado para figurar na Antologia de Contos Seletos de Autores Nacionais Brasileiros, editora CBJE, Rio de Janeiro-RJ, edição Agosto/2010.  Distinguido entre os autores com mais de 100 mil leituras nas antologias on line da editora.

 PUBLICADO NO BLOG DO LIMA COELHO - CONTOS, CRÔNICAS, POESIAS E ARTIGOS LITERÁRIOS ( SÃO LUIZ-MA, MAIS DE 6 MILHÕES DE ACESSOS NA INTERNET) ILUSTRAÇÕES: MEL ALECRIM, POETISA E CONTISTA.

16 comentários:

Anônimo disse...


AFFF... MENINO,
JÁ PASSEI AQUI TE LI A TARDE VARIAS VEZES...
MAS EU NÃO SEI COMENTAR TAMANHA BELEZA ASSIM DESCRITA COM MUITA PRIORIDADE NESTE CONTO PERFEITO...

BEM SÓ APLAUSOS MESTRE DAS LETRAS QUE NOS DEIXAM PENSAR REFLETIR...

BJINHOS NA ALMA...
Meu CARINHO

Vania
Vania Staggemeier
vaniastral@yahoo.com.br
17/08/2010

( SITE DE POESIAS)

Anônimo disse...


Bom noite poeta querido! Cada vez que leio um conto seu preciso de tempo para responder...rs..Das belezas a mais bela, de um encanto sobrenatural que entorpece nossa atenção e nos faz pedir mais e mais, é muita informação pra ser saboreada com calma. Me dou conta que nada sei, depois eu volto...rs... Acho que nenhuma palavra bastaria para elogiar está jóia. Simplesmente impecável. Aplausos!!Uma maravilhosa noite..BeijoSS

Xama
xama_12@hotmail.com
17/08/201

(SITE DE POESIAS)

Anônimo disse...


Bravo meu jovem! Embaralhas as letras com a maestria de um exímio jogador. Pintas com tinta rubra o duelo entre a mulher ardilosa e o homem o grande gladiador,

Abraços!
ubirajara
caravanapoeta@yahoo.com.br
18/08/2010

(SITE DE POESIAS)

Anônimo disse...


Sim caro poeta é mesmo de tirar o fôlego, esta obra nos faz refletir muito antes de comentar aja visto que não há um só verso que não fuja do convencional, o que posso dizer? Meus mais sinceros aplausos.

J.A.Botacini.

Zezinho.
Jose Aparecido Botacini
ze-botacini@hotmail.com
18/08/2010

(SITE DE POESIAS)

Anônimo disse...


Meu amigo, esse conto realmente transcede a emoção, o coração se perde em meio a sensação fascinante. Palavras exuberantes, inspiração afinada, um erotismo romântico, enérgico e sabido, um capricho de imagens e insinuações picantes, ardentes...Muito envolventes, rs, que sejam eternos esses sentimentos que enlouquecem a gente...rs..Um lindo dia. Beijoss.

Xama
xama_12@hotmail.com
19/08/2010

(SITE DE POESIAS)

Anônimo disse...


Grande Ediloy, parabéns por seu conto ter sido selecionado e publicado.
Um grande abraço

Regis Paiva
Regis Paiva
rd_paiva@ig.com.br
19/08/2010

(SITE DE POESIAS)

Anônimo disse...

19 de agosto de 2010 14:07
Anônimo disse...
/08/2010 22:22 - Marco Aurelio Vieira:

Fêmea poderosa, heim?

ES-PE-TA-CU-LAR!!!

Para o texto: OPERETA BUFA (T2443556)

(Recanto das Letras)
27 de agosto de 2010 23:22

Gilberto
Para 'Ediloy Ferraro'
Caro Amigo, parabéns por sua participação, e versatilidade ao mudar de ares e treinar o fôlego como contista. Grande Abraço e Sucesso!

Gilberto Marcon
6 de setembro de 2010 11:10

(VIA EMAIL)

Anônimo disse...

Lelo disse...

belas trovas
em que tu, amigo,provas
que, além de culto e sensível
tens o dom de boas novas
nos versos deste ou de outro mundo invisível
porém, tangível

18 de junho de 2008 20:39

Anônimo disse...


ivaldo disse...

Ediloy...O futuro tem como oficio ser incerto,portanto,as palavras em todas as suas formas(real ou ludicas)nos aproxima da realidade e fortalece no""esperar com fé"(esperança)>Siga seu dom,desejo e sina pois mais será revelado.Parabens!!!!

21 de junho de 2008 11:49

(VIA EMAIL)

Anônimo disse...

Diferente e interessante

Comentário Enviado Por: Terezinha Sanches Em: 07/9/2012

(BLOG DO LIMA COELHO)

Anônimo disse...

Não entendi bem. Alguém pode traduzir?

Comentário Enviado Por: Joana Dias Mafra Em: 07/9/2012

(BLOG DO LIMA COELHO)

Anônimo disse...

Um conto e tanto

Comentário Enviado Por: Giordana Pacheco Lima Em: 07/9/2012

(BLOG DO LIMA COELHO)

Anônimo disse...

Caro Ediloy, gostei

Comentário Enviado Por: Helenice Freitas Em: 07/9/2012

(BLOG DO LIMA COELHO)

Anônimo disse...

Gosto das narrativas do Ediloy

Comentário Enviado Por: Elton Sampaio Em: 08/9/2012

(BLOG DO LIMA COELHO)

Anônimo disse...

" Mas o homem, com toda a fortaleza, desce da nobreza e faz o que ela quer". Dizem que nem o Diabo pode com a mulher e você o ratifica em seu conto. Duas formatações diferentes para o mesmo texto. Parabéns.

Comentário Enviado Por: Ivette Gomes Moreira Em: 08/9/2012

(BLOG DO LIMA COELHO)

Anônimo disse...

Repito: toda vez que leio um texto de Ediloy fico com inveja.. Sadia é lógico.

Comentário Enviado Por: william porto Em: 07/9/2012

(BLOG DO LIMA COELHO)