terça-feira, 25 de dezembro de 2012


Selecionado para figurar em livro na antologia Contos Selecionados de Grandes Autores Brasileiros,
Editora CBJE, Riode Janeiro-RJ, edição Janeiro de 2013. Distinguido entre os autores com mais de 100 mil leituras nas antologias on line da editora.

Forrobodó

Cidade pequena, onde o tempo anda mais devagar, até o ar parece lento, as lembranças permanecem e se perpetuam como lendas, contadas de pai para filho. Ninguém afiançaria com certeza os limites da ficção e da realidade, e na narrativa, ao alvitre de cada qual, acrescenta-se um ponto. Fato é que parece, dada a vivacidade dos contadores, que todos a presenciaram, embora não assumidamente, afinal foi um escândalo, onde a pormenorização dos detalhes mantém vivo o acontecido, como notícia fresca nos jornais. Parece que não há, entre os moradores, sejam idosos ou  jovens, quem desconheça o acontecido. Basta uma sugestão no ar para alguém se aventurar a narrar, os olhos iluminados de prazer estimulando a imaginação. O gosto pela “fofoca” assiste a homens e mulheres, indistintamente. No decorrer dos tempos as personagens que ilustraram o sucedido parecem ter virado entes fictícios, talvez, em alguns casos, por serem pessoas reais, de carne e osso, ou envolvendo descendentes, como se tratam de fatos desairosos à moral e aos bons costumes, aparecem como generalizações sem citar nomes, como num respeitoso pacto de silêncio. A esbórnia deu-se entre gente graduada, filhos de ricos comerciantes, fazendeiros de café e de algodão, com poderes na política local, patrões da raia miúda, onde se disseminam os boatos, porém todos cautelosos para não se exporem. Com o passar dos anos, mantida a cautela, e ocultando-se preventivamente a nominação dos participantes, parecia anedota pública, sem maiores implicações. O exemplo do padre Antero era bem a medida das conseqüências na memória dos incautos, e a assustar aos linguarudos. A paróquia da cidade estava sob a responsabilidade dele, conhecido como destemido, ousado defensor dos preceitos religiosos, e sem papas na língua. Exprobrou indignado em comentários acusatórios do púlpito em missa dominical, parecendo juiz no dia do juízo final. Em reprimenda foi remanejado para um distrito distante, militando sua fé em uma pequena capela, aposentando-se no ostracismo. Para tanto bastou um pedido de alguma "autoridade" ao prelado superior, coisas da política.
Há tempos existiu, nos arredores de uma cidade próxima, como uma área delimitada e independente, um conjunto de casas, uma espécie dos chamados bordéis, também conhecidos como casas de tolerância para os mais antigos, com amplo salão de festa e moradias das personagens femininas  que animavam aquelas noites mundanas e proibidas. Contudo, apesar das recomendações dos moralistas, as sessões eram concorridas e freqüentadas pela população masculina, em buscas de inconfessáveis entretenimentos. Não raro pipocavam alardes de que fulano ou sicrano, anestesiados pelo álcool, foram procurados por suas dignas esposas a recambiá-los aos seus lares, a coisa corria à boca miúda, modo hipócrita e usual de se enlamear a honra alheia.
Tudo teria início na proposta temerária ( e por isso mesmo aceita) de um casal em reunir todos os amigos em uma comemoração, momento em que anunciariam, extra oficialmente, o noivado, e os convidados ficariam à vontade, ambientada a recepção no salão de festas daquele local, inescrutável e tão comentado, e que fomentava a inquietação e curiosidades, principalmente das filhas de família que jamais freqüentaram aquela “zona” proibida. Seria um desafio a todos eles, a possibilidade de quebrarem a barreira dos preconceitos, adrenalina própria daquele grupo entusiasmado e leviano, à cata de aventuras. O par dos anfitriões desafiantes manifestavam o desejo de transgredir as normas da pacata cidade, demonstrando arroubos modernos, contra a caretice reinante, novos conceitos adquiridos na metrópole onde estudavam. Tratavam-se de estudantes de berços abastados, em período de férias escolares, oriundos  de grandes centros, afoitos de contarem as novidades, e entediados com a monotonia que os esperavam naquele período de visitas aos parentes. Cerca de 50 casais teriam aceito o convite. Aprontariam a desbundada geral sem terem testemunhas, jamais pessoas das famílias e do povaréu deveriam tomar ciência da mirabolante façanha. O baile seria à fantasia, todos mascarados. Os casais, apesar de moderninhos, pretendiam se consorciar futuramente nas pompas e na tradição de casamentos religiosos com direitos à pureza do branco e as flores de laranjeiras adornando os cabelos femininos e os buquês floridos.

(Bordel, Cayibé)

Ultimadas as providências, acertados os detalhes financeiros com a empresária cafetina, contrataram as prostitutas, apimentando o evento e mantendo o clima de sensualidade do prostíbulo, desde que também elas estivessem sob máscaras. Tinham a ilusão de que conseguiriam manter tudo sob o mais absoluto sigilo.
Iniciada a farra, no levantar dos copos, animados na festividade de sonoras e provocantes canções, não tardou para todos se misturarem, na alacridade dos efeitos alcoólicos e na permissão dos anseios libertos das conveniências sociais. Todos pareciam ser de todos, livres, leves, soltos. Buscavam os quartos contíguos, como lebres soltas entre diversas entradas, comuns nos parques de diversões infantis. Era um entra e sai, onde a malícia e os devaneios dos narradores inoculam os mais sutis venenos. Segundo as viperinas línguas, em altas horas, ninguém era de ninguém, arlequins com colombinas, arlequins com pierrôs, colombinas com odaliscas, além da orgia coletiva da troca de casais e surubas. Teriam afirmado, com convicção, embora não se saiba de onde vinha tanta certeza, de que as meretrizes espantaram-se com as castas visitantes, tal as demonstrações de lascívias e sensualidades, em sexos explícitos e escancarados. A noitada ia avançada, todo o fervor da pujança juvenil alimentando os ânimos dos convivas, inebriados na festança libertina.

(O bar do bordel, Tereza Costa Rêgo)

De tanto entra e sai de cada quarto, muitos encontravam-se semi despidos, de cuecas e calcinhas, dorsos nus e seios expostos, em gargalhadas de puros deleites, crianças crescidas, anarquizadas aprontando bagunças, longe dos olhos severos de qualquer limite moral.
Ocorre que naquele tempo a luz elétrica era precária, dependia de gerador de energia, e justo naquele momento, já altas horas, deu-se o inusitado de um curto circuito. Na penumbra os presentes, alegres e despreocupados, sem darem pelo princípio de incêndio em uma das cortinas, enfumaçando, aos poucos, e tornando irrespirável o ambiente. Atoleimados pelas dosagens, corriam por todos os lados, tropeçando uns nos outros, buscando saídas, mesmo no estado de nudez apresentados.
Alaridos confusos, surtidos ao léu, pânicos difusos, alcoolizados penitentes, batendo-se à esmo, em zorras e arruaças. No pânico disseminado, sem controles sobre si mesmos, esqueceram de qualquer prudência, sem disfarces, sem  a discrição das fantasias, de cara limpa e corpos nus. Atropelados pelo imprevisto, sacudidos pelo instinto de sobrevivência no cada um por si do baile dos afogados, dispersavam-se  aturdidos. Exalando hálitos saturados, olhos esbugalhados como a não entender o que acontecia, donzelas recatadas expondo suas partes íntimas, aos berros e lágrimas, confundidas ainda com esgares confusos, lembrando risadas histéricas e nervosas. Deixavam todo o pudor para salvarem-se das avantajadas chamas a lamber o salão, em grande fogueira. Desmaios e vertigens, pálidos rostos, flagradas as virgens, atônitas, surpreendidas, em pelos denunciadas. Roupas extraviadas, cuecas, calcinhas e sutiãs no fogaréu, em fugas indistintas, clamando aos céus em afoitas debandadas.
Impossível manter o incêndio como secreto, as labaredas avolumavam e ameaçavam as casas das “damas” ao derredor, atraindo pequena multidão solidária a prestar socorro, diante da inexistência de um corpo de bombeiro em pequenas localidades. Inadvertidos com a tragédia, roupas esquecidas, pareciam um grupo atônito, sem terem uma real consciência de seus atos tresloucados. Gargalhadas gerais do povo, o bordel em escarcéu. Pilhados nos jornais das redondezas, a notícia em outras versões, fotos resgatadas das redações,  regiamente remunerados editores e fotógrafos.
A moral da  elite seria preservada do escândalo, sem registros e fotografias.
Das línguas das gentalhas, todavia, não escapavam, contadas e reinventadas a cada 
momento...

 (Descanso dos pescadores, Di 
Cavalcanti)

*Publicado no BLOG DO LIMA COELHO - Poesias, Contos, Crônicas e Artigos Literários - São Luiz-MA ( + de 7 milhões de acessos na internet). Ilustrações da poetisa e contista MEL ALECRIM.
 selecionado na Antologia Panorama Literário Brasileiro, dentre os melhores contos publicados pela CBJE em 2013.

24 comentários:

Anônimo disse...

Caro poeta sem nenhum exagero e com toda a certeza posso e quero dizer que este conto não deve nada a outros contos que li de renomados escritores. Ao ler o conto deu-me a impressão de estar assistindo as novelas de época principalmente aquelas que cujo tema era os (coronelatos) que mandavam de desmandavam nas cidades do interior do brasileiro. Meu caro, Jorge Amado teria gostado de ler o seu conto. Meus sinceros aplausos.

J.A.Botacini.

Zezinho.
Jose Aparecido Botacini
ze-botacini@hotmail.com
20/12/2012

(SITE DE POESIAS)

Anônimo disse...

Caro Amigo Poeta EdIloy!

Você narrou em preto e branco um FORROBODÓ que ainda existe, porém colorido bem potencializadonas nas cidades trono.
Êxodo cultural com inovação. Uma herança.
O comentário do Zezinho é perfeito.

Parabéns!!!
JANDERLEI NASCIMENTO
janderleisilva@yahoo.com.br
23/12/2012

(SITE DE POESIAS)

Anônimo disse...

"Queres saber com quem andas, de um porre nele."
Retratas bem a moral falsa da sociedade quando despida do manto de pureza.

Parabéns belo conto!
ubirajara
caravanapoeta@gmail.com
21/12/2012

(SITE DE POESIAS)

Anônimo disse...

Caro Amigo Ediloy!

Amei seu conto, enriquecido de palavras, figuras, alegorias..., entre risos eu me vi nos cenários que criei na minha imaginação.Que loucura!
Meus Parabéns ESCRITOR! Li duas vezes e está magnífico ! Fico aqui pensando em tantas coisas que deixamos de fazer por temer o ridículo ou julgamentos e então percebo que nós somos seres humanos, crianças-adultos aprendendo a caminhar e sempre com desejos de provar os doces proibidos!
Estava triste hoje e depois de ler seu conto percebi que tudo passa e os "Forrobodós " da vida viram lembranças engraçadas que contaremos aos nossos netos !
Abraços de luz! Taís Mariano

Taís Vargas Mariano
taismsdos@hotmail.com
20/12/2012

(SITE DE POESIAS)

Anônimo disse...

Coitadas!

Comentário Enviado Por: Francisco Em: 22/12/2012

(BLOG DO LIMA COELHO)

Anônimo disse...

Gostei. Muito bem narrado.

Comentário Enviado Por: Talita Em: 22/12/2012

(BLOG DO LIMA COELHO)

Anônimo disse...

Forrobodó dos bons como bons são os seus contos. Tudo me fez lembrar umas orgias lá da minha cidade.
Um bom período de festas para o amigo e para sua família.

Comentário Enviado Por: Leila Jalul Em: 22/12/2012

* Autora de diversos livros de contos.

(BLOG DO LIMA COELHO)






Anônimo disse...

Um conto redondíssimo.

Comentário Enviado Por: Eliana Gonçalves Em: 22/12/2012

(BLOG DO LIMA COELHO)

Anônimo disse...

Caro escritor, gostei imensamente do seu conto. Feliz Ano Novo.

Comentário Enviado Por: Martha Vilarinhos Em: 21/12/2012

(BLOG DO LIMA COELHO)

Anônimo disse...

Caro Ediloy, ando meio desaparecida do site e também não tenho borrado o caderno com meus garranchos. Problemas familiares. Seu conto é hilário e se parece com as narrativas de Checov, no que se refere ao desmascaramento dos preconceitos e falsos moralismos. Desnuda as sociedades reacionárias. Parabéns e Feliz Natal. Vamos comemorar, já que o mundo não acabou.

Comentário Enviado Por: Ivette Gomes Moreira* Em: 21/12/2012

* Contista com livro publicado.

(BLOG DO LIMA COELHO)

Anônimo disse...

Feliz Natal e obrigada pelo gostoso conto.

Comentário Enviado Por: Camila Martins Em: 21/12/2012

(BLOG DO LIMA COELHO)

Anônimo disse...

Show de conto, que também é gostosamente bem escrito.

Comentário Enviado Por: Priscila Em: 21/12/2012

(BLOG DO LIMA COELHO)

Anônimo disse...

Feliz Natal Ediloy.

Comentário Enviado Por: Sabrina Em: 21/12/2012

(BLOG DO LIMA COELHO)

Anônimo disse...

Um conto danado de bom.

Comentário Enviado Por: Ester Rosa Em: 21/12/2012

(BLOG DO LIMA COELHO)

Anônimo disse...

Parabéns e Feliz Natal

Comentário Enviado Por: Yole Em: 21/12/2012

(BLOG DO LIMA COELHO)

Anônimo disse...

Um arraso de conto.

Comentário Enviado Por: Suelene Ferreira Em: 20/12/2012

(BLOG DO LIMA COELHO)

Anônimo disse...

Bem bolado e bem contado.

Comentário Enviado Por: Charles Lamounier Em: 20/12/2012

(BLOG DO LIMA COELHO)

Anônimo disse...

Ediloy, sinto não ter participando desse forrobodó, era capaz de ter ficado bom da asma. Você, cara, é um craque na arte de escrever.

Comentário Enviado Por: william porto Em: 20/12/2012

(BLOG DO LIMA COELHO)

Anônimo disse...

Albérico Silva de Carvalho:

Mestre poeta, parabéns pelo excelente conto, aliás marcada registrada de Ediloy Ferraro.Feliz Natal, felicidades, extensivas a todos os seus.

(SITE LITERÁRIO O MELHOR DA WEB)

Anônimo disse...

Oi Ediloy, Boa Tarde


hehehe... agora eu sei o que é forrobodó...kkkkkkkkkk
tá acontecendo muito hoje em dia...
Muito bom

Abçs
Pedrinho Poeta - Pitangueiras-SP-
pedro.poesia@hotmail.com
18/01/2013

( SITE DE POESIAS)

Anônimo disse...

03/05/2013 09:44 - Mandruvachá

Cara que belo conto...muito identifica com livro OLHA PROCEVÊ..... convido você a visitar minha página, e quem sabe abrir os links do livro OLHA PROCEVÊ, OUÇA OS AUDIOS. Estes áudios é resultado de textos que estão no livro OLHA PROCEVÊ de Elias Rodrigues Oliveira que retrata a cultura e modo de vida do povo do VALE DO JEQUITINHONHA sertão de Minas Gerais.

RECANTO DAS LETRAS

Anônimo disse...

04/05/2013 21:01 - katia marques:

Aplausos em pé a você, Ediloy!!! Que pérola de conto lapidaste... que maravilha esta!!! Tenho que te confessar que fiquei encantada com tantos detalhes minuciosos... e ao final a correria... provocou-me risos ela... assisti-a de fora... Parabéns por mãos tão abençoadas... que com maestria nos presenteia!!! Fique com Deus!!! Beijos

Para o texto: F O R R O B O D Ó (T4263428)

(RECANTO DAS LETRAS)

Anônimo disse...

13/05/2013 23:29 - Regina Sorriso:

Ótimo texto Ediloy,prendeu minha atenção do começo ao fim.A hipocrisia um dia acaba perdendo a máscara.Abraços

Para o texto: F O R R O B O D Ó (T4263428)

(RECANTO DAS LETRAS)

Anônimo disse...

25/06/2013 16:30 - Arnaldo Leodegário:

Boa tarde caro Ediloy! APLAUSOS!!! Muito bem criado! Esplêndido!!!Abraços!

Para o texto: F O R R O B O D Ó (T4263428)

(RECANTO DAS LETRAS)