terça-feira, 3 de agosto de 2010

VIVER E APRENDER

voltam-nos, unicamente a nós,
os efeitos dos atos impensados,
prostrando, indignando, sofrendo

formas de se lapidar atitudes
maturar pensamentos
através da dor, escola mestra

não há manuais que sinalizem
se os há, literaturas vãs,
teimosos colocamos a mão no fogo

na fogueira das vaidades
estripulias das insanidades
colheitas de funestos resultados...

7 comentários:

Anônimo disse...

Comentário de Sandro Pinto:

É horrível, mas às vezes "pagamos pra ver" e aprendemos da maneira mais difícil... a gente é complicado assim mesmo! Abraço, poeta! Sandro Pinto. ..

(Verso & Prosa)

4 de junho de 2010 00:50

Anônimo disse...

Belíssimo poema, Ediloy, Parabéns! Retrata de forma crua, essa realidade, do "colhemos o que plantamos". O pior, é que às vezes, respigam em pessoas que amamos tanto, nossos atos irrefletidos, não? Você me lembrou, com seu poema, uma paisagem sublime do livro Xógum, do James Clavell, quando o personagem Toranaga reflete sobre isso, pasmo: como as pessoas, mesmo as mais inteligentes, responsabilizam os outros, o destino, a má-sorte, etc. etc., "os efeitos de seus atos impensados" - menos a si mesmas... Parabéns! Abraço .

(Verso & Prosa)

7 de junho de 2010 21:23

Anônimo disse...

É verdade caro poeta certas atitudes, mesmo as convencionais podem ter um desfecho triste acabando por nascerem mortas. Não compactuo com a tese de que se não aprendemos pelo amor que seja pela dor, todavia tem indivíduos que só apreendem o caminho certo depois de ter caminhado por caminhos errados. Texto altamente reflexivo. Meus parabéns.
J.A.Botacini.

Zezinho.
Jose Aparecido Botacini
ze-botacini@hotmail.com
03/08/2010

Anônimo disse...

Grande Poeta,na tentativa de fazermos e tomarmos a atitude correta,muitas vezes nos equivocamos e cometemos erros.
Para aprender é preciso tentar,para acertar,as vezes temos que errar.
Só erra quem faz!
Belissimo texto
Parabéns

Regis Paiva
Regis Paiva
rd_paiva@ig.com.br
03/08/2010

Anônimo disse...

Olá poeta, acredito que é vivendo e aprendendo. Quantas vezes cometemos o mesmo erro? ..e nem sempre agimos como pensamos. Há coisas que acontecem independentes de nossa vontade. Enfim, ..sempre errei e erro sempre.. O importante é o reconhecimento do erro. Eu pelo menos juro que nunca mais vou discutir com minha sogra...rs..ah, mas não tem jeito, ela provoca, provoca, provoca...até...rs..Adorei
Parabéns! Uma linda noite. BeijoSS

Xama
xama_12@hotmail.com
03/08/2010

Anônimo disse...

Maturar pensamentos, lapidar atitudes é a forma correta de evoluir e aproveitar o estágio de aprimoramento e resgate que é a vida. Viver náo ó só viver e pronto. Não! É retornar ao banco escolar e começar tudo de novo lutando por corrrigir as falhas anteriores, e diplomar-se com méritos.

Belo texto! De poucas palavra, mas de grande conteudo.
Parabéns!

ubirajara
caravanapoeta@yahoo.com.br
04/08/2010

Anônimo disse...

Caro Amigo, seu texto lembrou de leitura que fiz de um 'psicografado' de André Luis, que chamava-se de 'amiga dor', onde em síntese ele acaba por mostrar que aquela que parece ser nossa grande inimiga e adversária, é de fato quem muito nos ensina, mas a verdade é que em nossa ânsia pela felicidade nunca a veremos como companheira. Inimiga do corpo, talvez ensine as coisas da alma. Fraterno Abraço!

Gilberto Brandão Marcon
gilbertomarcon@uol.com.br
03/08/2010